Neurologia

Neurologista em Brasília

Keila Rejane Fer­reira Galvão — CRM-DF 12419

Neurologia

É área da med­i­c­i­na que estu­da e con­duz doenças envol­ven­do o Sis­tema Ner­voso cen­tral e Per­iféri­co, ou seja, doenças e dis­funções no cére­bro, medu­la, ner­vos per­iféri­cos e mús­cu­los. Entre estas: isquemias, infar­tos, san­gra­men­tos, infla­mações ou infecções do cére­bro, medu­la e ner­vos periféricos.

Neurolofisiologia em Brasília

Manoel Wilk­ley Gomes de Sousa — Neu­rofi­si­ol­o­gista — CRM-DF 18714

O paciente pre­cisa ser vis­to como um todo, rela­cio­nan­do a doença com os fatores de risco e pos­síveis causas. As doenças vas­cu­lares sistêmi­cas como hiperten­são arte­r­i­al, dia­betes, dis­lipi­demias, doenças reuma­tológ­i­cas, quan­do não con­tro­ladas lev­am a com­pli­cações neu­rológ­i­cas com poten­cial neg­a­ti­vo sobre a qual­i­dade de vida e inde­pendên­cia do indivíduo.
Patolo­gias acompanhadas:
• Neu­ropa­tia Per­iféri­ca: infla­mação ou sofri­men­to dos ner­vos sen­si­tivos e motores, con­se­quên­cia de dia­betes de lon­ga data ou não con­tro­la­do ou causas genéti­cas como na Amiloi­dose Hered­itária, Neu­ropa­tias Hered­itárias, com­pressão de ner­vos periféricos.
• Polineu­ropa­tia Amiloidóti­ca Hered­itária Famil­iar: car­ac­ter­i­za­da por neu­ropa­tia sen­si­ti­va ini­cian­do na 2ª déca­da de vida e na 6ª déca­da de vida neu­ropa­tia moto­ra tar­dia, neu­ropa­tia autonômi­ca com cóli­cas, diar­reias sem moti­vo asso­ci­adas a per­da de peso, ânsia de vom­i­to, alter­ações sex­u­ais com per­da de função, alter­ação do fun­ciona­men­to vesical.
• Dor: cefaleia primárias do tipo ten­são ou enx­aque­ca, dores de cabeça secundárias à tru­mas ou infecções, cer­vi­cal­gias, dores radic­u­lares„ neu­rites dolorosas.
• Transtornos do sono: insô­nia, sonilóquios, sonambulismo.
• Transtornos de Humor: ansiedade, depressão, irri­tabil­i­dade fácil.
• Atax­i­as e dese­qui­líbrios de causas vari­adas, como tóx­i­cas por alcoolis­mo ou desnu­trição, hered­itárias quan­do há out­ros casos na famílias ou por exposição à sub­stân­cias tóxicas.
• Epilep­sias primárias quan­do ini­ci­am sem causa aparente e com história famil­iar ou não ou epilep­sias secundárias quan­do ocor­rem após algum trau­ma ou agressão ao sis­tema ner­voso central.
• Doenças mus­cu­lares: miopa­tias ou dis­trofias mus­cu­lares, com causas metabóli­cas ou genéticas.
• Doenças degen­er­a­ti­vas como as demên­cias vas­cu­lares, Alzheimer, fron­totem­po­ral ou seque­lares por alcoolis­mo ou dro­gas ilíc­i­tas, doenças de Parkinson.
• Seque­las de Ence­falopa­tias anóx­i­cas, chama­da Par­al­isia Cerebral.