Neu­ro­lo­gia

Neu­ro­lo­gia

Neurologista em Brasília

Keila Rejane Fer­reira Gal­vão — CRM-DF 12419

Neu­ro­lo­gia

É área da medi­cina que estuda e con­duz doen­ças envol­vendo o Sis­tema Ner­voso cen­tral e Peri­fé­rico, ou seja, doen­ças e dis­fun­ções no cére­bro, medula, ner­vos peri­fé­ri­cos e mús­cu­los. Entre estas: isque­mias, infar­tos, san­gra­men­tos, infla­ma­ções ou infec­ções do cére­bro, medula e ner­vos periféricos.

Neurolofisiologia em Brasília

Manoel Wil­kley Gomes de Sousa — Neu­ro­fi­si­o­lo­gista — CRM-DF 18714

O paci­ente pre­cisa ser visto como um todo, rela­ci­o­nando a doença com os fato­res de risco e pos­sí­veis cau­sas. As doen­ças vas­cu­la­res sis­tê­mi­cas como hiper­ten­são arte­rial, dia­be­tes, dis­li­pi­de­mias, doen­ças reu­ma­to­ló­gi­cas, quando não con­tro­la­das levam a com­pli­ca­ções neu­ro­ló­gi­cas com poten­cial nega­tivo sobre a qua­li­dade de vida e inde­pen­dên­cia do indivíduo.
Pato­lo­gias acompanhadas:
• Neu­ro­pa­tia Peri­fé­rica: infla­ma­ção ou sofri­mento dos ner­vos sen­si­ti­vos e moto­res, con­sequên­cia de dia­be­tes de longa data ou não con­tro­lado ou cau­sas gené­ti­cas como na Ami­loi­dose Here­di­tá­ria, Neu­ro­pa­tias Here­di­tá­rias, com­pres­são de ner­vos periféricos.
• Poli­neu­ro­pa­tia Ami­loi­dó­tica Here­di­tá­ria Fami­liar: carac­te­ri­zada por neu­ro­pa­tia sen­si­tiva ini­ci­ando na 2ª década de vida e na 6ª década de vida neu­ro­pa­tia motora tar­dia, neu­ro­pa­tia autonô­mica com cóli­cas, diar­reias sem motivo asso­ci­a­das a perda de peso, ânsia de vomito, alte­ra­ções sexu­ais com perda de fun­ção, alte­ra­ção do fun­ci­o­na­mento vesical.
• Dor: cefa­leia pri­má­rias do tipo ten­são ou enxa­queca, dores de cabeça secun­dá­rias à tru­mas ou infec­ções, cer­vi­cal­gias, dores radi­cu­la­res„ neu­ri­tes dolorosas.
• Trans­tor­nos do sono: insô­nia, soni­ló­quios, sonambulismo.
• Trans­tor­nos de Humor: ansi­e­dade, depres­são, irri­ta­bi­li­dade fácil.
• Ata­xias e dese­qui­lí­brios de cau­sas vari­a­das, como tóxi­cas por alco­o­lismo ou des­nu­tri­ção, here­di­tá­rias quando há outros casos na famí­lias ou por expo­si­ção à subs­tân­cias tóxicas.
• Epi­lep­sias pri­má­rias quando ini­ciam sem causa apa­rente e com his­tó­ria fami­liar ou não ou epi­lep­sias secun­dá­rias quando ocor­rem após algum trauma ou agres­são ao sis­tema ner­voso central.
• Doen­ças mus­cu­la­res: mio­pa­tias ou dis­tro­fias mus­cu­la­res, com cau­sas meta­bó­li­cas ou genéticas.
• Doen­ças dege­ne­ra­ti­vas como as demên­cias vas­cu­la­res, Alzhei­mer, fron­to­tem­po­ral ou seque­la­res por alco­o­lismo ou dro­gas ilí­ci­tas, doen­ças de Parkinson.
• Seque­las de Ence­fa­lo­pa­tias anó­xi­cas, cha­mada Para­li­sia Cerebral.

Agen­dar horário

Entre em con­tato conosco e veri­fi­que horá­rios e dias dis­po­ní­veis para sua consulta.

Agen­dar horário

Con­vê­nios atendidos*

* Pode haver alte­ra­ções sem aviso pré­vio. Con­sulte a secretaria.