Cefaleia nada mais é que o termo científico, a palavra que os médicos usam para dor de cabeça.

Tipos Curiosos

Alguns tipos de dor de cabeça são peculiares, quer seja pela sua manifestação, quer seja pela natureza do seu desencadeamento ou até mesmo pelo seu tratamento.

As cefaleias do esforço físico são tipos de dor que nos fazem pensar em outra doença, circulatórias ou de problemas de artérias e veias, é preciso uma investigação diagnóstica específica. É um tipo de dor que pode ocorrer por qualquer esforço: tosse, espirro, evacuação e exercício físico, ou atividade sexual.

A cefaleia da atividade sexual é ainda subdividida em cefaleia pré-orgasmática, que é uma dor em peso na cabeça e pescoço que ocorre durante a atividade sexual e aumenta conforme a excitação sexual, e a cefaleia orgasmática, como o próprio nome diz, ocorre durante ou após o orgasmo, de maneira súbita e muito intensa, chegando ser explosiva.

A cefaleia por estímulo frio ocorre após a ingestão de algum alimento ou bebida muito fria. A cefaleia do sorvete é um subtipo e a explicação para ela está na sensibilidade do nervo trigêmeo para temperaturas muito baixas.

Cefaleia do óculos de natação, ou cefaleia da compressão externa ocorre quando não só óculos de natação apertam muito a cabeça da pessoa, mas também faixas, tiaras, bandanas utilizadas por mulheres ou por desportistas em geral.

Cefaleia do banho quente. Incrível não é? É rara, felizmente, foi descrita pela primeira vez por Japoneses, e ocorre após qualquer exposição térmica a água quente.

Cefaleia do restaurante chinês. É devida ao glutamato monossódico, o Aji-no-moto®, que contém glutamato, um aminoácido excitatório do cérebro.

Cefaleia em trovoada não é por causa de uma trovoada, mas pelo tipo de dor que ocorre, como se fosse uma trovoada.

A cefaleia da diálise merece destaque pois foram pesquisadores brasileiros que a descreveram.

Nos próximos posts detalharemos outros tipos de cefaleia, principalmente a cefaleia tensional.

Fonte: www.cefaleias.com.br